O pior lugar para se viver é no passado, pois por melhor ou pior que tenha sido, não poderá voltar. O apóstolo Paulo, em uma de suas cartas escreveu: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo.” Filipenses 3.13-14. A única pessoa que pode tirar de você o melhor de Deus para a sua vida é você mesmo, quando você coloca suas dores do passado para guiar sua vida no presente, ou quando coloca o seu ego em primeiro lugar, seus gostos, desejos e preferências para dirigir sua vida. Seu destino, precisa ser maior do que suas ofensas sofridas.

E para que sua natureza humana não tenha primazia na sua vida, gostaria de compartilhar alguns princípios bíblicos que podem nos ajudar na sua qualidade de vida:

CUIDE DA SUA MENTE: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas.” I Pedro 1.13a. Cuide de sua mente, ela está em plena atividade o tempo todo. Encha sua mente da Palavra do Senhor, do meditar nos desejos e sonhos do Senhor, não permita que o diabo tenha espaço de usar sua mente para prejudicar pessoas. Não julgue, não condene, não humilhe, não mate pessoas em sua mente. Guarde sua mente em Deus e sempre que você tiver que tomar uma decisão, ela não sofrerá influencias do mal.

CUIDE DOS SEUS OUVIDOS: Disse Jesus: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” Lucas 8.8b. Ouça Jesus. Meu amigo, cuide do seu ouvido, esteja atendo o que você vai ouvir e de quem. Naturalmente o que você ouvir vai influenciar sua vida. Veja bem que tipo de música você vai colocar ouvir, que tipo de programação na TV, conselhos de quem você vai ouvir. Cuide dos seus ouvidos, pare de ouvir vozes, pare de ouvir seu ego, para de ouvir o mundo.

CUIDE DOS SEUS OLHOS: Disse Jesus: “Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.” Mateus 6.22. Mantenha seus olhos bem fechados para a iniqüidade, não aceite ver o que Deus despreza e abomina, e direcione seus olhos para Jesus, para a justiça, para a bondade e veja a Luz. Feche os olhos para a maldade, violência e corrupção, e abra para o amor de Deus.

CUIDE DOS SEUS LÁBIOS: Disse Jesus: “O que sai de sua boca do homem, isto o torna impuro.” Mateus 15.11. Cuide muito da sua boca, antes de falar qualquer coisa, ore, pense, avalie. Lembre-se de que você é senhor do que fala, e escravo do que deixa escapar. Não fale nada que não tenha certeza, não se precipite com suas palavras. E quando falar seja sábio, moderado, atendo, cuidadoso, zeloso, suas palavras podem levantar ou derrubar pessoas. Não pode usar sua boca para murmurar, maldizer, atacar, mentir, julgar, matar pessoas com palavras.

CUIDE DE SUAS MÃOS: “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões.” I Timóteo 2.8 – Suas mãos são as mãos de Jesus na terra, cuide bem delas, esteja atendo ao que você vai pegar, pegue instrumentos que vão servir de benção na vida das pessoas, jamais suje suas mãos. Levante suas mãos para alto para glorificar a Deus, para baixo para abençoar e servir pessoas, estenda suas mãos para ajudar o próximo, nunca use suas mãos para promiscuidade, egoísmo, ofensa, violência, corrupção, humilhação, e sim para abençoar vidas!

CUIDE DO SEU CORAÇÃO: Está escrito em Provérbios 28.14: “Quem endurece o coração cairá na desgraça.”. Cuide bem dele, mantenha-o bom, não guarde nenhuma mágoa ou amargura no seu coração, isto é um veneno para a sua alma. Coração é carne, portanto é enganoso, e se não for cuidado estraga e apodrece. Guarde bem seu coração porque do seu coração procedem as decisões de sua vida, em seu coração estão suas intenções, e se suas intenções forem boas, todos os atos executados pela sua mente e seu corpo serão abençoados por Deus.

Cuide bem de todas estas áreas de tua vida, viva o hoje, deixe seu passado para trás, porque não existe nada que você pode fazer para mudar seu passado, mas sua atitude no presente determinará a sua vida amanhã. Pense bem!

Carlito Paes – Pastor Líder da Igreja da Cidade em SJCampos