CRESCER, ISSO É VIDA!
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.” 2 Pedro 3.18

Crescer é parte natural da vida. Tudo que tem vida e é saudável cresce!

Quando uma criança não cresce, com certeza há algo errado! Basicamente, isso está acontecendo por duas razões:

  • Ou ela tem problemas com a alimentação (não come, não come bem)
  • Ou doença (não consegue absorver os alimentos, ou o organismo não está fazendo o que deveria).

Uma vida plena tem crescimento. E ele é uma condição natural de quem você é em Jesus! Escolher não crescer te levará a situações que para você não são naturais e trará grandes frustrações… uma vida de pura sobrevivência.

Há pessoas que envelhecem, mas não crescem.

Para muitos, crescer pode parecer “chato”: envolve sacrifícios, fazer coisas que não gosta, parece até artificial. Não é a toa que tanta gente parece que ser adolescente para sempre. Na verdade, “chato” é não crescer!

Mas, e a pergunta fica: crescer, como? Bom, uma muda de laranjeira não precisa pensar nisso, ela vai crescer para dar uma dar laranjas. Um cachorro não vai crescer para ser um golfinho, ele crescerá para ser um cachorro!

Você vai crescer conforme a sua espécie… e a sua espécie é: Jesus!          

 

Crescer conforme a imagem de Jesus é o que chamamos de Discipulado.

 

Crescer é vida porque:

  • É sobre ter nascido de novo: Identidade

Crescer não é sobre “ser evangélico”, ou mesmo ter pensamentos e falas cristãs. É mais profundo, porque tem a ver com quem você é!

“Santidade é sobre a verdade de quem você é. Não ser santo é viver um falso personagem.” Leila Paes

 

  • É andar com Jesus lado a lado: Intimidade

Crescer é sobre ver coisas novas nascerem o tempo todo! Novas células, novas raízes, novos frutos, novas sementes. Por isso é tão empolgante.. Como sempre dizemos: você sabe onde começa, mas não onde termina.

É natural, mas precisa ser intencional!  Andar lado a lado sempre e intencionalmente. Deus promove o crescimento que permitimos e buscamos Nele.

 “As características de Cristo não são produzidas por imitação, mas por habitação: permitimos que Cristo viva por meio de nós.” Rick Warren

  • É viver todo o processo: Confiança

 

  • Você não cresce sozinho: Comunidade

“Deus não passa por cima do discipulado só porque não queremos estar em um.” Banning Liebscher (pastor fundador do Jesus Culture)

 

 

Conclusão

Crescer é vida pura! Por causa da religião, alguns podem confundir “crescimento espiritual” com se tornar uma pessoa mais religiosa, algumas tem medo do que Deus pode pedir. Algumas fogem dos processos de Deus ou tentam controlá-lo. Você até pode fazer tudo isso, mas será apenas sobrevivência.

Quando ele te leva à escolha do crescimento, isso não é para condenar você, mas para salvar você de viver uma velha natureza, de ter hábitos da época da “sobrevivência”. Ele quer salvar você de não viver o seu pleno potencial!

“Diga-me com o que você está comprometido e eu lhe direi onde você estará em vinte anos.” Rick Warren